Pular para o conteúdo principal

Paraná foi o segundo Estado que mais criou empregos em fevereiro

Paraná - O Paraná foi o segundo Estado que mais criou empregos com carteira assinada em fevereiro deste ano. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada nesta quarta-feira (18), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 
O levantamento mostra que o número de admissões foi maior que o de demissões, o que resultou em um saldo positivo de 8.574 postos de trabalho. Mais uma vez, o Interior do Estado liderou a criação de novas vagas, sendo responsável por 98,5% do saldo total. 
O Paraná mantém a criação de novos empregos, ao contrário do Brasil, que mês a mês registra queda. Em fevereiro, o saldo negativo do País foi de 2.415 empregos formais, o pior desempenho do mês de fevereiro dos últimos 16 anos. 
A pesquisa indica que o Paraná superou até São Paulo, que apesar de ter uma população maior, registrou um saldo positivo de apenas 6.149 empregos com carteira assinada. O Estado que mais criou empregos em fevereiro foi Santa Catarina: 12.108 postos. 
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, comemorou o resultado que coloca o Paraná mais uma vez nas primeiras colocações em criação de emprego. A secretária destacou ainda o fato de o Interior concentrar o maior número de empregos formais. 
“Isto é resultado do projeto de interiorização do desenvolvimento econômico implantado pelo Governo do Estado. Atingimos nosso objetivo de desconcentrar as atividades produtivas, o que permite a geração de emprego e renda em todas as regiões”, disse Fernanda.

SETORES – O setor que mais criou postos de trabalho em fevereiro foi o de Serviços, com 6.564 vagas. A Indústria de Transformação foi a segunda colocada, com um saldo de 1.739 postos. Neste setor o destaque ficou para a indústria de alimentos e de produção de açúcar e álcool (1.598) e de borracha, fumo, couro e peles (373).
A Administração Pública também registrou saldo positivo no período, de 427, ficando na terceira posição. O pior resultado de contratação foi no Comércio, que teve um saldo negativo de 261 vagas de emprego. 
O levantamento mostra ainda que as maiores demandas por mão de obra, em fevereiro, foram de trabalhadores da indústria de beneficiamento de grãos (1.191) de corte e beneficiamento de bovinos, caprinos e aves (1.152). As duas atividades estão relacionadas à indústria de transformação. 
Em seguida, estão alimentadores de linhas de produção e professores de nível superior do ensino fundamental, o que é esperado, em função do início do ano letivo.

Agência do Trabalhador.Curitiba, 16/01/2015.Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aécio defende coerência e reforça necessidade de força política

Eleições - O candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB), usou nessa sábado seu programa eleitoral para chamar o eleitor a comparar seu trabalho especialmente com o da ex-senadora Marina Silva (PSB), com quem disputa vaga em um eventual segundo turno das eleições. Segundo o tucano, já ficou claro que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) deu errado e que o brasileiro quer mudança, mas o presidenciável disse aos insatisfeitos que “não basta tirar o PT” do poder. “Para governar, para fazer acontecer, é preciso ter uma equipe sólida, ideias já testadas, e principalmente força política para fazer a mudança acontecer de verdade”, afirmou. Aécio citou nominalmente Marina e disse acreditar nas boas intenções da adversária, mas disse ter certeza de que o brasileiro quer uma “mudança sem risco”, para fazer tudo o que Dilma não fez. “Ninguém quer errar de novo.” O senador reforçou que “sem experiência, sem força política, o sistema engole as boas intenções”. Em tel...

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

Gleisi recebeu R$ 13,5 mi de empresas denunciadas no ‘esquema’ do Petrolão

Política - Um dos pontos na petição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregue ao STF para investigar a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) está o pedido de pesquisa das doações eleitorais em favor de Gleisi, através do comitê financeiro e dos diretórios estadual e nacional para “identificar dentre os doadores, as empresas investigadas na Operação Lava-Jato”. Segundo a petição, Gleisi pode ter recebido os recursos desviados, em épocas de campanhas eleitorais, através de doações “oficiais”, devidamente declaradas, pelas construtoras ou empresas coligadas, diretamente para os políticos ou para o diretório nacional ou estadual do partido respectivo, “as quais, em verdade, consistiam em propinas pagas e disfarçadas do seu real propósito”. No levantamento das prestações de contas da petista, nas campanhas de 2010 e 2014, se constata ‘os três cantos’ mencionados pela petição do MPF. Nas duas campanhas,Gleisi recebeu R$ 13,5 milhões de empresas – a maioria empreiteiras – d...