Pular para o conteúdo principal

Paraná foi o segundo Estado que mais criou empregos em fevereiro

Paraná - O Paraná foi o segundo Estado que mais criou empregos com carteira assinada em fevereiro deste ano. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada nesta quarta-feira (18), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 
O levantamento mostra que o número de admissões foi maior que o de demissões, o que resultou em um saldo positivo de 8.574 postos de trabalho. Mais uma vez, o Interior do Estado liderou a criação de novas vagas, sendo responsável por 98,5% do saldo total. 
O Paraná mantém a criação de novos empregos, ao contrário do Brasil, que mês a mês registra queda. Em fevereiro, o saldo negativo do País foi de 2.415 empregos formais, o pior desempenho do mês de fevereiro dos últimos 16 anos. 
A pesquisa indica que o Paraná superou até São Paulo, que apesar de ter uma população maior, registrou um saldo positivo de apenas 6.149 empregos com carteira assinada. O Estado que mais criou empregos em fevereiro foi Santa Catarina: 12.108 postos. 
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, comemorou o resultado que coloca o Paraná mais uma vez nas primeiras colocações em criação de emprego. A secretária destacou ainda o fato de o Interior concentrar o maior número de empregos formais. 
“Isto é resultado do projeto de interiorização do desenvolvimento econômico implantado pelo Governo do Estado. Atingimos nosso objetivo de desconcentrar as atividades produtivas, o que permite a geração de emprego e renda em todas as regiões”, disse Fernanda.

SETORES – O setor que mais criou postos de trabalho em fevereiro foi o de Serviços, com 6.564 vagas. A Indústria de Transformação foi a segunda colocada, com um saldo de 1.739 postos. Neste setor o destaque ficou para a indústria de alimentos e de produção de açúcar e álcool (1.598) e de borracha, fumo, couro e peles (373).
A Administração Pública também registrou saldo positivo no período, de 427, ficando na terceira posição. O pior resultado de contratação foi no Comércio, que teve um saldo negativo de 261 vagas de emprego. 
O levantamento mostra ainda que as maiores demandas por mão de obra, em fevereiro, foram de trabalhadores da indústria de beneficiamento de grãos (1.191) de corte e beneficiamento de bovinos, caprinos e aves (1.152). As duas atividades estão relacionadas à indústria de transformação. 
Em seguida, estão alimentadores de linhas de produção e professores de nível superior do ensino fundamental, o que é esperado, em função do início do ano letivo.

Agência do Trabalhador.Curitiba, 16/01/2015.Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro