Pular para o conteúdo principal

Segurança é prioridade e não medimos esforços para melhorar a área, diz Richa

Segurança - O governador Beto Richa afirmou nesta quarta-feira (20), em Maringá, que o Governo do Estado trabalha e investe para fortalecer a segurança pública e garantir mais tranquilidade e qualidade de vida à população paranaense. "Essa foi a pauta apresentada pelos paranaenses e nós temos investido vigorosamente, em aumento do efetivo, em viaturas, inteligência e em operações sistemáticas das polícias que resultam em apreensão de grande volume de drogas”, afirmou Richa, na solenidade na Unicesumar, onde foram apresentados os 356 novos policiais militares e 13 bombeiros que irão atuar na região. 
"Segurança pública é uma prioridade da população e não medimos esforços para melhorar esta área. De 2011 para cá, foram incorporados às forças de segurança 5.500 novos policiais militares e civis, a maior contratação da história do Estado”, disse Richa. Também foram feitas aquisições de 1.220 novas viaturas. 
A solenidade teve a presença do secretário estadual da segurança Pública, Cid Vasques; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel César Vinícius Kogut, do Chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; do comandante do 3º Comando Regional da PM, tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, do prefeito de Maringá, Roberto Pupin, e de prefeitos dos municípios da região. 
O governador afirmou que 2.433 novos policiais e bombeiros militares, aprovados em concurso público, já foram contratados pelo governo e começam a formação. Além de Maringá, já houve apresentação dos 800 novos PMs e 113 bombeiros que irão atuar em Curitiba e região Metropolitana e no Litoral do Estado, e de 400 policiais e 13 bombeiros que irão para Londrina e municípios da região Norte. 
Richa destacou que os investimentos realizados pelo Estado que já dão resultados. Houve redução 17% no número de homicídios dolosos na região que abrange Maringá nos primeiros nove meses de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012. No Estado, a redução foi de 17,45% neste mesmo período. Na comparação com 2010, o índice de redução no Paraná chega a 23,4%.
"O aumento do efetivo policial atende a grande demanda da população. Não só Maringá, como todos os municípios desta região terão mais segurança com mais soldados nas ruas", disse o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin. 
O secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, afirmou que todas as ações integram o programa Paraná Seguro. "Com essas medidas, ratificamos o nosso compromisso para tornar o Paraná um lugar desconfortável para a criminalidade", afirmou o secretário. "Já são mais de 450 soldados que chegaram na região, desde 2011. Também foram entregues novas viaturas policiais. São reforços significativos para garantir a segurança da população", disse ele.

Governador Beto Richa participa da solenidade de apresentação dos novos policiais militares. Maringá, 20/11/2013. Foto: Antonio Costa/ANPr,Governador Beto Richa participa da solenidade de apresentação dos novos policiais militares. Maringá, 20/11/2013. Foto: Antonio Costa/ANPr

NOVOS SOLDADOS - O comandante-geral da PM, César Kogut, disse que os novos soldados passam pelo curso de formação da PM para depois atuarem nos 110 municípios que compõem a região do 3º Comando Regional da PM, onde estão sediados o 4º batalhão (Maringá), o 7º batalhão (Cruzeiro do Oeste), 8º batalhão (Paranavaí), 11º batalhão (Campo Mourão) e 5ª companhia independente (Umuarama). “Esse reforço para o interior é fundamental. Os novos policiais e bombeiros passam por treinamento adequado, decente e de acordo com o que espera a população", afirmou Kogut. 
A formação dos 356 novos PMs para a região Noroeste será feita na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar, em Maringá. "Os novos policiais nos dá a possibilidade de aumentar a presença real da polícia e a presença potencial, ou de estarmos em mais lugares, ao mesmo tempo. Quem ganha com isso é a população", disse o tenente-coronel Nerino de Brito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Richa transfere a sede do governo para Londrina no dia 10

Paraná - O governador Beto Richa transfere a sede do Governo do Estado para Londrina, no Norte do Paraná, na próxima quarta-feira (10/12). O município, que tem cerca de 507 mil habitantes e é o segundo maior do Paraná, comemora 80 anos nesta data. “Essa é uma iniciativa essencialmente de valorização do interior do Paraná. Vamos encerrar nosso primeiro período de gestão reforçando a postura municipalista do governo, de valorização das cidades, que é onde as pessoas vivem e que, por isso, o Estado precisa estar presente”, afirma Beto Richa. Durante todo o dia, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o governador receberá prefeitos, lideranças e entidades da região e cumprirá agenda de âmbito estadual, com foco em ações de impacto regional. Uma das atividades é o lançamento da RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) no Estado. O programa, que tem parceria da Junta Comercial do Paraná, Sebrae e a Associação dos Municípios