Pular para o conteúdo principal

Política habitacional do Paraná é a maior do país, diz presidente da Cohapar

Habitação - O secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, apresentou nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa, um balanço dos programas de moradias populares em andamento no Paraná. O convite para prestação de contas foi feito pelo líder do governo na Casa, Ademar Traiano.
“É uma honra poder apresentar os resultados da política habitacional vigorosa em nosso Estado, considerada a maior do país, porque aqui o governador Beto Richa entende que habitação é a sustentação de uma família, por isso deve ser prioridade”, afirmou Chaowiche.
O presidente da Cohapar começou a apresentação citando o início da gestão, em 2011, quando encontrou obras paradas ou nem iniciadas, que hoje estão praticamente 100% concluídas. “Também reestruturamos e modernizamos a Cohapar, além de um concurso público”, disse. 
Mounir Chaowiche explicou que o Paraná vem enfrentando com rigor o déficit habitacional de 270 mil moradias e a demanda nova com bons resultados, graças à subvenção financeira do governo estadual – aprovada por lei estadual-, integração entre secretarias e a grande parceria com o governo federal e municípios. 
“Além de casas, estamos promovendo uma mudança plena na vida de milhares de famílias no campo e na cidade, e ainda levando aos municípios a indústria da construção civil, contribuindo para a geração de renda e emprego”, acrescentou. 
Também lembrou a meta do governo estadual de atender 110 mil famílias em quatro anos, das quais 10 mil no meio rural, destacando a dimensão do programa, uma vez que em 46 anos de existência a Cohapar entregou 186 mil casas. 
Da meta, informou Chaowiche, de 2011 até agora, são 58.660 mil famílias urbanas e rurais atendidas, entre casas entregues, em obras e contratadas. São 49 mil famílias na área urbana e 9.660 no meio rural. Estão em execução 38.554 moradias nas cidades e 7.289 no campo. 
“São resultados que conseguimos pela parceria de sucesso que o Estado tem com o governo federal, Ministério das Cidades, CAIXA, Banco do Brasil e municípios, além da participação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater, Copel e Sanepar”, disse Chaowiche. “Essa é a prova de que, de mãos dadas, podemos transformar o Paraná”. 
A meta do governo estadual para atendimento de pequenos agricultores com moradia digna, de 10 mil famílias, será cumprida até o final deste mês. 

TITULAÇÃO – O presidente da Cohapar apresentou também os programas de titulação de propriedade e regularização fundiária, com metas de atender respectivamente 8 mil famílias e 16 mil famílias em quatro anos. Com titulação já foram beneficiadas 9.700 mil e 9 mil processos estão em andamento. Com regularização, 12 mil famílias atendidas e mais 6.600 em execução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Hoje o correr do tempo fez sentido

Pra um querer que parecia proibido Só que Deus já tinha escrito há muito tempo Que seríamos a folha e o vento E o que foi virou prefácio do que somos E é real o que pra nós era um sonho

Jovem Que Levou Tiro Em Baile Morre

Nova Esperança/PR - Um suposto tumulto em uma festa realizada no Clube dos Professores, em Nova Esperança (55 km de Maringá), terminou com o jovem Leandro Pereira Balieiro, 21 anos, morto com um tiro na cabeça. Segundo a Polícia Civil da cidade, o crime ocorreu na madrugada de domingo, após um pequeno tumulto envolvendo frequentadores da festa. Em meio à confusão, um homem conhecido apenas pela alcunha de "Pezão" efetuou um disparo contra Balieiro, atingindo-o na cabeça. O atirador fugiu. Encaminhado à Santa Casa de Maringá, o jovem não resistiu ao ferimento e morreu, ontem de madrugada, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A Polícia Civil designou uma equipe para tentar identificar e prender o autor do crime.