Pular para o conteúdo principal

Estado aplica R$ 120 milhões na melhoria de estradas municipais

Infraestrutura e Logística - O Governo do Paraná está investindo, até o final de 2014, R$ 120 milhões nos programas de apoio aos municípios: Caminhos das Pedras, Pontes do Desenvolvimento e Patrulhas do Campo. Os programas estão beneficiando os 399 municípios do Estado, melhorando a vida dos paranaenses que vivem em zonas rurais e afastadas da cidade. Além de acelerar o escoamento de produtos e o transporte escolar.
“O atual governo tem a preocupação de melhorar a infraestrutura e locomoção dos nossos paranaenses. A recuperação das estradas e a construção das pontes facilitam o escoamento da nossa produção, além do transporte escolar, de segurança e saúde”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
CAMINHOS DAS PEDRAS- No programa Caminho das Pedras 629 quilômetros de estradas rurais vão receber pavimentação com pedras irregulares até o final de 2014. Atualmente, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) trabalha em 560 quilômetros. Com essas obras, 135 municípios do Estado estão sendo beneficiados. O investimento chega a R$ 86,6 milhões.
“São obras que visam o desenvolvimento das comunidades rurais que ficam mais afastadas dos centros das cidades. Agilizando o deslocamento das pessoas e dos produtos do nosso Estado, já que essa áreas são grande produtoras de leite, grãos e carne”, explicou o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.

PONTES DO DESENVOLVIMENTO
– Por meio do programa Pontes do Desenvolvimento, o DER-PR fornece vigas, lajotas e guarda-rodas às prefeituras dos municípios, para que as pontes possam ser construídas ou restauradas. As prefeituras são as responsáveis pelas obras e contratação de funcionários.
Até o final de 2014 o DER-PR vai investir R$ 4 milhões em pontes. Até o momento já foram entregues 140 pontes e mais 14 vão ficar prontas até o final do ano que vem. Ao todo 115 municípios estão sendo beneficiados com esse programa.

PATRULHAS DO CAMPO - O Governo do Estado, por meio do programa Patrulhas do Campo, já melhorou e adequou 1.200 quilômetros de estradas rurais paranaenses. As patrulhas já executaram serviços em 66 estradas, em nove meses de serviço. Ao todo foram beneficiados 16 mil propriedades. Até o final de 2014, cerca de 197 municípios vão ser beneficiados com essas obras.
Já estão em execução 30 patrulhas e outras 30 patrulhas vão ser disponibilizadas nos próximos meses. Ao todo são 370 máquinas disponíveis para atender os 26 consórcios. A Codapar é a responsável pelo programa, as prefeituras entram com os funcionários e indicam os melhores locais que devem receber as obras e a Secretaria estadual de Infraestrutura entra com o investimento.
“As patrulhas têm o objetivo de recuperar e readequar as vias rurais do Estado, melhorando o tráfego do escoamento da produção, além oferecer mais segurança ao transporte escolar e uma ligação mais rápida entre o campo e a cidade”, disse o secretário Richa Filho. Todo o programa tem investimento de R$ 30 milhões até o final de 2014.
Cada Patrulha do Campo é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes.

BENEFICIADOS – A população beneficiada com os programas do Governo do Paraná de apoio aos municípios está satisfeita com as obras.
Em Francisco Beltrão, entre a comunidade Santa Rosa e a Linha Menino Jesus, estão sendo executados 3 quilômetros de pavimentação com pedras irregulares. Nesta obra estão sendo investidos R$ 370 mil e a previsão para conclusão é abril de 2014.
O produtor de leite e grãos, Marcos Bortolini, morador da Linha Menino Jesus, diz que a obra vai agilizar o transporte das pessoas e da produção. “Antes das pedras era ruim porque com a chuva o ônibus escolar não vinha buscar as crianças e os caminhões de leite também não vinham buscar o produto. Então prejudicava muito a gente. Agora tudo isso vai mudar, ficará excelente”.
O município de Capanema foi beneficiado com 18 quilômetros de readequação de estradas rurais, nas linhas Cristo Rei, Boa Vista até Sanga Alegre. “Antes da patrulha passar tínhamos dificuldade com a estrada. Os automóveis atolavam e ficávamos ilhados. Agora está ótimo. A economia e a agilidade em chegar a cidade aumentaram”, explicou o agricultor de Cristo Rei, Roque Aluísio Heberle.
E em Chopinzinho, no bairro Verde, o DER-PR construiu uma ponte de 10 metros, melhorando a ligação da população até os outros bairros. Antes dessa ponte alagamentos já aconteceram, inclusive um forte em janeiro desse ano e muitas pessoas foram prejudicadas. Agora, com esta nova ponte, melhorou 100%, já que o comércio melhorou e não temos problemas com as fortes chuvas”, disse a comerciante do Bairro Verde, Karyn Verde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...