Pular para o conteúdo principal

Acordo nuclear iraniano provoca diversas reações em todo o mundo

Mundo O histórico acordo sobre o polêmico programa nuclear iraniano alcançado neste domingo em Genebra provocou as mais diversas reações em todo o mundo.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou de "um importante primeiro passo" o acordo provisório concluído entre o Irã e as potências do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), ressaltando as "enormes dificuldades" que persistem sobre a questão.
"Pela primeira vez em quase uma década, paramos os progressos do programa nuclear iraniano e partes muito importantes do programa serão canceladas", disse Obama, considerando que o pacto "fecha o caminho mais óbvio" para a fabricação de uma bomba atômica.
O acordo provisório, de acordo com a Casa Branca, prevê, entre outras medidas, que o Irã "pare todo o enriquecimento [de combustível nuclear] a mais de 5%", e que as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "permitirão que a comunidade internacional verifique se o Irã tem respeitado seus compromissos".
O presidente iraniano Hassan Rohani considerou, por sua vez, que "neste acordo, o direito ao enriquecimento de urânio no território iraniano foi aceito (...) e a estrutura das sanções começará a se quebrar", indicando que o seu país "nunca procurou e não irá procurar jamais a fabricação de armas atômicas".
O guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que tem a última palavra sobre todas as questões estratégicas do país, inclusive a nuclear, comemorou o acordo.
"É preciso agradecer à equipe de negociadores nucleares por esta conquista (...) A graça de Deus, as preces e o apoio da população são, sem dúvida, a razão para este sucesso", declarou Khamenei, acrescentando ser preciso "resistir ante as demandar excessivas" dos outros países.
A única voz negativa, Israel denunciou um "mau acordo que oferece exatamente o que o Irã queria: a retirada significativa das sanções e a manutenção em parte de seu programa nuclear", segundo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Além disso, o premiê considerou que "o que foi concluído em Genebra não é um acordo histórico, mas um erro histórico".
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergueï Lavrov, também elogiou um acordo onde "não há um perdedor, onde todo mundo ganha", e que deve facilitar o trabalho de inspeção da AIEA.
"Estamos convencidos de que o Irã irá cooperar de boa-fé com a agência", declarou.
Lembrando que Moscou sempre se opôs às sanções impostas à República Islâmica, ele considerou como "correto diminuir a pressão sobre o Irã, eliminando essas sanções unilaterais".
O presidente francês, François Hollande, vê neste acordo "um passo importante na boa direção" porque "constitui uma etapa para o fim de um programa militar nuclear, e, portanto, em direção à normalização das nossas relações com o Irã".
O acordo "respeita as exigências impostas pela França quanto aos estoques e ao enriquecimento de urânio", ressaltou.
E o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, comemorou "o avanço importante para a segurança e a paz", que "confirma o direito do Irã à energia nuclear civil, mas exclui seu acesso a armas nucleares".
O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, acolheu um acordo que "salvaguarda a paz e a estabilidade no Oriente Médio" e que "ajuda os interessados a iniciar uma relação normal com o Irã", um ponto importante para a China, que tem grandes necessidades de petróleo.
O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, ressaltou que neste momento "é crucial garantir a execução em tempo hábil do acordo e continuar a trabalhar, sobre a base da confiança já construída, para uma solução definitiva para esta questão".
Em Londres, o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, deu boas-vindas a um acordo "bom para o mundo, incluindo ao Oriente Médio, e ao povo iraniano", ressaltando que resta "muito trabalho a ser feito para implementar e fazer avançar este acordo".
Índia e Paquistão, ambas potências nucleares, também reagiram ao acordo.
A Índia, tradicionalmente próxima de Teerã, está "feliz em ver que estamos indo no sentido de resolver as questões relacionadas com o programa nuclear do Irã por meio do diálogo e da diplomacia".
O Paquistão, acusado no passado de ter contribuído para a proliferação nuclear, saudou o acordo. "O Paquistão sempre destacou a importância (...) de se evitar um confronto que poderia desestabilizar a região".
Na Síria, o regime de Damasco, que é apoiado por Teerã em sua guerra contra os rebeldes, elogiou neste domingo o acordo histórico "que garante os interesses do povo iraniano e reconhece seu direito ao uso pacífico da energia nuclear".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro