Pular para o conteúdo principal

Acordo nuclear iraniano provoca diversas reações em todo o mundo

Mundo O histórico acordo sobre o polêmico programa nuclear iraniano alcançado neste domingo em Genebra provocou as mais diversas reações em todo o mundo.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou de "um importante primeiro passo" o acordo provisório concluído entre o Irã e as potências do Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), ressaltando as "enormes dificuldades" que persistem sobre a questão.
"Pela primeira vez em quase uma década, paramos os progressos do programa nuclear iraniano e partes muito importantes do programa serão canceladas", disse Obama, considerando que o pacto "fecha o caminho mais óbvio" para a fabricação de uma bomba atômica.
O acordo provisório, de acordo com a Casa Branca, prevê, entre outras medidas, que o Irã "pare todo o enriquecimento [de combustível nuclear] a mais de 5%", e que as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "permitirão que a comunidade internacional verifique se o Irã tem respeitado seus compromissos".
O presidente iraniano Hassan Rohani considerou, por sua vez, que "neste acordo, o direito ao enriquecimento de urânio no território iraniano foi aceito (...) e a estrutura das sanções começará a se quebrar", indicando que o seu país "nunca procurou e não irá procurar jamais a fabricação de armas atômicas".
O guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que tem a última palavra sobre todas as questões estratégicas do país, inclusive a nuclear, comemorou o acordo.
"É preciso agradecer à equipe de negociadores nucleares por esta conquista (...) A graça de Deus, as preces e o apoio da população são, sem dúvida, a razão para este sucesso", declarou Khamenei, acrescentando ser preciso "resistir ante as demandar excessivas" dos outros países.
A única voz negativa, Israel denunciou um "mau acordo que oferece exatamente o que o Irã queria: a retirada significativa das sanções e a manutenção em parte de seu programa nuclear", segundo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Além disso, o premiê considerou que "o que foi concluído em Genebra não é um acordo histórico, mas um erro histórico".
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergueï Lavrov, também elogiou um acordo onde "não há um perdedor, onde todo mundo ganha", e que deve facilitar o trabalho de inspeção da AIEA.
"Estamos convencidos de que o Irã irá cooperar de boa-fé com a agência", declarou.
Lembrando que Moscou sempre se opôs às sanções impostas à República Islâmica, ele considerou como "correto diminuir a pressão sobre o Irã, eliminando essas sanções unilaterais".
O presidente francês, François Hollande, vê neste acordo "um passo importante na boa direção" porque "constitui uma etapa para o fim de um programa militar nuclear, e, portanto, em direção à normalização das nossas relações com o Irã".
O acordo "respeita as exigências impostas pela França quanto aos estoques e ao enriquecimento de urânio", ressaltou.
E o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, comemorou "o avanço importante para a segurança e a paz", que "confirma o direito do Irã à energia nuclear civil, mas exclui seu acesso a armas nucleares".
O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, acolheu um acordo que "salvaguarda a paz e a estabilidade no Oriente Médio" e que "ajuda os interessados a iniciar uma relação normal com o Irã", um ponto importante para a China, que tem grandes necessidades de petróleo.
O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, ressaltou que neste momento "é crucial garantir a execução em tempo hábil do acordo e continuar a trabalhar, sobre a base da confiança já construída, para uma solução definitiva para esta questão".
Em Londres, o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, deu boas-vindas a um acordo "bom para o mundo, incluindo ao Oriente Médio, e ao povo iraniano", ressaltando que resta "muito trabalho a ser feito para implementar e fazer avançar este acordo".
Índia e Paquistão, ambas potências nucleares, também reagiram ao acordo.
A Índia, tradicionalmente próxima de Teerã, está "feliz em ver que estamos indo no sentido de resolver as questões relacionadas com o programa nuclear do Irã por meio do diálogo e da diplomacia".
O Paquistão, acusado no passado de ter contribuído para a proliferação nuclear, saudou o acordo. "O Paquistão sempre destacou a importância (...) de se evitar um confronto que poderia desestabilizar a região".
Na Síria, o regime de Damasco, que é apoiado por Teerã em sua guerra contra os rebeldes, elogiou neste domingo o acordo histórico "que garante os interesses do povo iraniano e reconhece seu direito ao uso pacífico da energia nuclear".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...