Pular para o conteúdo principal

Hospital de Maringá apresenta Unidade da Mama de alta tecnologia

Saúde - Na semana em que se comemora o dia nacional de Luta contra o Câncer de Mama (27 de novembro), o Governo do Paraná apresentou a Unidade da Mama instalada no Hospital Universitário de Maringá. A unidade deve começar a atender a população a partir de 14 de janeiro com uma equipe multidisciplinar.
Na unidade está instalado um mamógrafo digital com estereotaxia. Este equipamento, de alta tecnologia, é capaz de identificar nódulos de mama em casos suspeitos com rapidez e precisão, pois permite marcar lesões não palpáveis por computador e proceder à biópsia do tecido lesado. A unidade será coordenada pelo médico mastologista Antonio Soares Safar, referência na área.
"É uma conquista para o Paraná. Não há serviço similar no Brasil, nossas mulheres não precisarão ficar meses esperando para realizar uma punção, exame necessário para biópsia”, disse Márcia Huçulak, superintendente de Atenção à Saúde da secretaria estadual. Além de Maringá, a Secretaria da Saúde está viabilizando a instalação de unidades de mama também em Cascavel e Londrina.
“Com este equipamento de alta tecnologia o Hospital Universitário de Maringá se torna pioneiro no Brasil na instalação de um centro específico com atendimento gratuito. Isto permitirá diagnósticos mais rápidos e precisos do câncer de mama", afirmou a deputada federal Cida Borghetti, autora da emenda parlamentar que possibilitou a compra dos três equipamentos do Estado.
O mastologista da Secretaria da Saúde, Vinícius Budel, destacou importância do diagnóstico precoce da doença. “Esse aparelho é capaz de dar diagnósticos eficazes e confiáveis. A unidade não é somente um equipamento, é um modelo de tratamento avançado que vai salvar muitas vidas”, afirmou.
A superintendente do Hospital Universitário de Maringá, Magda Félix, disse que o maior mérito do projeto foi difundir a ideia da unidade, o que ela considera mais importante do que construir um espaço exclusivo. “A equipe do hospital está motivada com a abertura novo espaço”, disse.
Também participaram da apresentação a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Neusa Altoé, o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi e o chefe da 15º Regional de Saúde, Kazumichi Koga.

FLUXO
– Inicialmente, o atendimento da Unidade de Mama do Hospital será voltado aos municípios da 15ª Regional de Saúde, com posterior implantação para as demais regionais da macrorregião Noroeste (11ª, de Campo Mourão, 12ª, de Umuarama, 13ª, de Cianorte, e 14ª, de Paranavaí). A apresentação do fluxo foi feita pela enfermeira Viviani Dourado, chefe do Ambulatório de Especialidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Hoje o correr do tempo fez sentido

Pra um querer que parecia proibido Só que Deus já tinha escrito há muito tempo Que seríamos a folha e o vento E o que foi virou prefácio do que somos E é real o que pra nós era um sonho

Jovem Que Levou Tiro Em Baile Morre

Nova Esperança/PR - Um suposto tumulto em uma festa realizada no Clube dos Professores, em Nova Esperança (55 km de Maringá), terminou com o jovem Leandro Pereira Balieiro, 21 anos, morto com um tiro na cabeça. Segundo a Polícia Civil da cidade, o crime ocorreu na madrugada de domingo, após um pequeno tumulto envolvendo frequentadores da festa. Em meio à confusão, um homem conhecido apenas pela alcunha de "Pezão" efetuou um disparo contra Balieiro, atingindo-o na cabeça. O atirador fugiu. Encaminhado à Santa Casa de Maringá, o jovem não resistiu ao ferimento e morreu, ontem de madrugada, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A Polícia Civil designou uma equipe para tentar identificar e prender o autor do crime.