Pular para o conteúdo principal

Beto Richa libera recursos para construção de 96 Unidades de Saúde

Paraná - Doze municípios da 15ª regional de saúde de Maringá vão receber recursos para realização de obras em unidades de saúde. Colorado, Florai, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Mandaguari, Marialva, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paranacity e Sarandi estão entre os 93 municípios do Paraná que vão receber um total de R$ 44,8 milhões para essas melhorias.
A liberação da primeira parcela do convênio firmado entre governo e municípios foi assinada pelo governador Beto Richa (PSDB) na quarta-feira (26), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Outras localidades da região, como as regionais de saúde de Apucarana (a 62 quilômetros de Maringá), Paranavaí (a 73 quilômetros de Maringá), Cianorte (a 78 quilômetros de Maringá), Campo Mourão (a 90 quilômetros de Maringá), Ivaiporã (a 133 quilômetros de Maringá) e Umuarama (a 172 quilômetros de Maringá) também serão beneficiadas.
A medida faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária do SUS do Paraná (ApSUS), que destina recursos para obras de unidades de saúde. No total, serão construídas 92 unidades de saúde, duas reformadas e duas ampliadas. As duas unidades que passarão por reforma são de Grandes Rios. As ampliações serão feitas nas unidades de Saudade do Iguaçu e Japurá. O valor restante será repassado de acordo com o andamento das obras.
"É o compromisso do governo estadual em ofertar mais qualidade aos serviços de saúde, com estrutura e melhor atendimento básico no Paraná. Uma parceria com os municípios que busca um atendimento mais ágil e humano", afirmou Beto Richa na solenidade, que teve a participação do secretário estadual da Saúde, Michelle Caputo Neto, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e dos prefeitos dos municípios beneficiados. O governador acrescentou que no segundo semestre deste ano acontecerá mais liberações de recursos para construção de outras unidades.
Segundo o secretário da Saúde, o valor do recurso destinado para cada unidade de saúde foi definido pela prefeitura, a partir do modelo da unidade a ser construída, que é classificada pelo número de equipes que atuarão (Tipo I, II, III) ou de Apoio.
De 2011 até o final de 2014, o governo do Estado terá liberado recursos para 400 Unidades da Saúde da Família em todas as regiões do Paraná. "Este é um compromisso que firmamos no plano de governo com todos os paranaenses", destacou o governador.
Richa lembrou que o governo realizou, ao longo dos últimos três anos, muitos investimentos na melhoria da qualidade da saúde pública do Paraná. O resultado foi atestado em estudo apresentado pelo Ministério da Saúde que aponta o Paraná e Santa Catarina como os Estados que desenvolveram as melhores ações na área da saúde.

Divulgação/AEN



Recursos para 93 municípios foram oficialmente liberados em cerimônia no palácio

EQUIPAMENTOS - O secretário da Saúde, Micehele Caputo, apontou que além da construção da obra, as unidades de saúde que o Estado entrega aos municípios receberão também um kit completo de equipamentos. "Com isso, elas estão aptas a atender os cidadãos assim que são inauguradas", afirmou Caputo. O kit de equipamentos é composto por 65 itens e inclui consultório odontológico, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças, armários e móveis, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes.
Também participaram da cerimônia, o secretário de Governo Cezar Silvestri, o secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Júnior, a secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa; o líder do governo na Assembleia Legislativa deputado Ademar Traiano, deputados, vereadores e lideranças comunitárias.

Confira as novas unidades de saúde, por núcleos regionais e municípios:
2ª regional de saúde (Curitiba)

Campina Grande do Sul

Fazenda Rio Grande

Quitandinha

Rio Negro



3ª regional de saúde (Ponta Grossa)

Castro

Jaguariaíva

Sengés



4ª regional de saúde (Irati)

Inácio Martins

Mallet

Rio Azul



5ª regional de saúde (Guarapuava)

Boa Ventura do São Roque

Cantagalo

Guarapuava

Laranjeiras do Sul

Marquinho

Reserva do Iguaçu

Turvo



7ª regional de saúde (Pato Branco)

Chopinzinho

Pato Branco

Saudade do Iguaçu



8ª regional de saúde (Francisco Beltrão)

Bela Vista da Caroba

Capanema

Nova Esperança do Sudoeste

Pinhal de São Bento

Salto do Lontra

Santo Antônio do Sudoeste



9ª regional de saúde (Foz do Iguaçu)

Foz do Iguaçu (Cidade Nova)

Foz do Iguaçu (Jupira)

Foz do Iguaçu (São Roque)

Medianeira

Santa Terezinha do Itaipu



10ª regional de saúde (Cascavel)

Céu Azul



11ª regional de saúde (Campo Mourão)

Araruna

Engenheiro Beltrão

Goioerê

Iretama

Juranda

Peabiru

Quinta do Sol

Terra Boa

Ubiratã



12ª regional de saúde (Umuarama)

Iporã

Maria Helena



13ª regional de saúde (Cianorte)

Guaporema

Japurá

São Tomé

Tuneiras do Oeste



14ª regional de saúde (Paranavaí)

Cruzeiro do Sul

Diamante do Norte

Loanda

Planaltina do Paraná

São Carlos do Ivaí

São João do Caiuá

São Pedro do Paraná



15ª regional de saúde (Maringá)

Colorado

Florai

Floresta

Flórida

Iguaraçu

Mandaguari

Marialva

Nossa Senhora das Graças

Nova Esperança

Ourizona

Paranacity

Sarandi



16ª regional de saúde (Apucarana)

Bom Sucesso

Sabáudia

Bela Vista do Paraíso

Guaraci

Grandes Rios

Grandes Rios



18ª regional de saúde (Cornélio Procópio)

Nova América da Colina

Santo Antônio do Paraíso



19ª regional de saúde (Jacarezinho)

Barra do Jacaré

Cambará

Figueira

Jaboti

Japira

Santana do Itararé

Wenceslau Braz



20ª regional de saúde (Toledo)

Assis Chateaubriand

Entre Rios do Oeste

Palotina

Terra Roxa

Toledo

Mercedes



21ª regional de saúde (Telêmaco Borba)

Imbaú

Ortigueira

Ortigueira



22ª regional de saúde (Ivaiporã)

Arapuã

Cândido de Abreu

Manoel Ribas

Mato Rico

Santa Maria do Oeste

Rosário do Ivaí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos