Pular para o conteúdo principal

Brigada garante retorno às aulas com segurança nas escolas estaduais

Paraná - Mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de educação começam o ano letivo nesta segunda-feira (10) sabendo que estarão mais seguros dentro das escolas, ao longo de todo o ano. As escolas estaduais do Paraná receberam novos extintores e novas iluminações de emergência, dentro do Programa Brigada Escolar. Já foram formadas equipes de brigadistas, com no mínimo cinco pessoas, em todas as unidades, com o objetivo é passar informações sobre prevenção de riscos aos estudantes, professores e funcionários. Também já foram realizados treinamentos, com simulação de emergências. 
“O grande objetivo do programa é preservar a vida, fazer com que todas as pessoas fiquem em segurança. As brigadas escolares estão constituídas nos colégios e tudo isso faz parte de uma política pioneira no Brasil. É um investimento na segurança dos alunos”, afirma o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns.
Parceria entre a Secretaria da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar, o programa começou a ser desenvolvido em meados de 2012. 

Brigada Escolar garante retorno às aulas com segurança nas escolas estaduais. Foto: ANPr

15 MIL PESSOAS - Ao longo deste ano serão capacitados 15 mil funcionários e professores. Até agora, mais de 6 mil pessoas já foram capacitadas e são responsáveis pelo Plano de Abandono, que deve ser aplicado em casos de incêndio, explosão ou de outras situações em que seja necessário retirar a comunidade escolar das instalações.
O curso de brigadista tem duração de 60 horas, com aulas práticas e teóricas. Cada escola faz pelo menos uma simulação de risco por ano para treinamento do plano de abandono. Além disso, são 16 horas de curso presencial ministrado por bombeiros. No dia 17 de fevereiro vai começar um curso à distância para formar mais 2 mil professores dos 32 Núcleos Regionais de Educação dentro do Programa Brigada Escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...

Polícia do Paraná apreende quase 1.800 armas no primeiro trimestre

Segurança - As polícias Civil e Militar do Paraná tiraram de circulação 1.760 armas de fogo, somente no primeiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2014, quando houve a apreensão de 1.619 armas e todo o Estado. Os números de 2015 incluem os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final de março durante ação policial no Litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munições, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, em posse dos criminosos, no município de Matinhos.  O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul – 25 armas em 2015 e 13 em 2014. Outras regiões que registraram aumentos expressivos s...