Paraná - Um acidente com um caminhão guincho derrubou os cabos de fibra ótica da Copel na manhã do sábado (15), em Paranaguá. O caminhão saia de um terminal localizado em frente ao Pátio de Triagem na BR 277, com o guincho parcialmente levantado e acidentalmente arrancou os cabos de quatro postes, em uma extensão de cerca de dois quilômetros. Com isso, o Pátio teve seu sistema de dados paralisado (banda larga).
Todo o fluxo de chegada de caminhões ao Porto é controlado por complexos sistemas informatizados que dependem de sistemas elétricos e de dados. Assim, a entrada de caminhões no Pátio ficou prejudicada, causando fila de cinco quilômetros (cerca de 150 caminhões) na BR 277.
A comunicação de dados foi restabelecida por contingência (rede da Oi) por volta das 11h da manhã de sábado (15). A Copel recuperou seu sistema por volta das 22h. Com o fluxo intenso de caminhões ao pátio - 1100 caminhões entraram no local no sábado - e a lentidão causada pela queda no sistema, a fila durou o dia todo, mas foi finalizada às 22h.
A Administração dos Portos informa ainda que outros problemas agravaram a situação neste final de semana. Severos eventos climáticos suspensas as operações de entrada e saída dos navios na barra de Paranaguá na sexta-feira (14). Havia pouca visibilidade, ondas entre 3 e 4 metros de altura e ventos de 28 km/hora, com rajadas que atingiram mais de 50 km/hora.
Esta situação provocou o cancelamento da atracação do navio de turismo Aida Cara, que faria sua quarta escala da temporada em Paranaguá. A adversidade climática também atingiu os portos vizinhos e o Aida Cara também cancelou a escala que faria em Itajaí (SC). Houve ainda problemas nos serviços de classificação de produtos no Pátio de Triagem, feitos pela Codapar.
Comentários
Postar um comentário