Pular para o conteúdo principal

Chuva com poluentes moderados chega nesta quinta ao Paraná

A Defesa Civil do Paraná alerta que chuvas isoladas com concentração elevada de substâncias químicas - “quase ácida” - chegam nesta quinta-feira (28) a algumas partes do Estado. Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes na água estão a estiagem de mais de 30 dias, os incêndios e a poluição causada por combustíveis e indústrias .-. Foto: Orlando Kissner

A Defesa Civil do Paraná alerta que chuvas isoladas com concentração moderada de substâncias químicas chegam nesta quinta-feira (28) a algumas partes do Estado. Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes na água estão a estiagem de mais de 30 dias, os incêndios e a poluição causada por combustíveis e indústrias.
De acordo com o tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil, as pessoas devem se proteger dessas primeiras chuvas. “Como o pH (grau de acidez) da água pode estar um pouco elevado, isso pode causar irritação, principalmente em crianças com pele sensível”, disse. "Mas nada que um bom banho não resolva", acrescentou.

CURIOSIDADE - Apesar de a chuva apresentar grande quantidade de poluentes, ressalta Vidal, ela ainda não é caracterizada como ácida. Para ganhar tal alcunha, o pH da água deveria ser inferior a 5, o que não vai acontecer com os chuviscos prestes a chegar ao Paraná. O pH normal da chuva, para efeito de curiosidade, é entre 5 e 7.
A chuva ácida é mais comum em estados e cidades com alto grau de poluição, como São Paulo, por exemplo. Os índices da cidade são duas vezes superiores ao teto estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com levantamento da própria organização que reúne dados de três mil cidades em todo o mundo.
A capital paranaense, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), tem ar com “boa” condição em algumas regiões, como a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e “regular” em outras, a exemplo do Boqueirão. Para fazer o cálculo, o órgão leva em consideração a presença de substâncias como dióxido de enxofre, monóxido de carbono e fumaça.

CHUVA – A partir desta sexta-feira (29) a chuva deve chegar com tudo ao Paraná, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul. Desta vez, sem o grau de acidez apresentado pelas primeiras pancadas. De acordo com o Simepar, o tempo chuvoso retorna ao Estado por causa de uma massa de ar frio que saiu do Rio Grande do Sul com destino ao oceano e que deixa, por onde passa, áreas de instabilidade.

INCÊNDIOS – O mês de setembro registrou maior número de focos de incêndios nos últimos 12 anos, segundo dados do Corpo de Bombeiros e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foram 1.282 incidentes em todo o Paraná, o que colaborou para o aumento de acidez da chuva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de