Pular para o conteúdo principal

Paraná é exemplo nacional no apoio às pequenas empresas

O Paraná é exemplo com uma série de ações para apoiar o segmento das micro e pequenas empresas. A afirmação é do secretário especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, José Ricardo Martins da Veiga. Ele participou nesta sexta-feira (15), em Curitiba, da 17ª Reunião Extraordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).
A atuação do Fopeme foi destacada pelo secretário nacional. “O Fórum é extremamente ativo, executa as atividades da forma que precisa e consegue atingir seus objetivos”. Ele informou que para estimular que os demais estados façam funcionar seus respectivos fóruns, o Fopeme é utilizado como referência. “Deste Fórum saem diversas soluções de políticas públicas em prol dos pequenos negócios”, disse Veiga.
Entre outras iniciativas, o secretário nacional destacou a Lei Estadual da micro e pequena empresa (Lei 163/2013). “Ela deu condições para maior desenvolvimento dos pequenos negócios e isso pode ser percebido em números e resultados”, disse. Outro assunto abordado foi a recente integração da Secretaria de Fazenda à Rede SIM, criada para simplificar a abertura de empresas. “Isso reduz ainda mais o número de dias para abrir uma empresa aqui no Estado”, comentou o secretário.
O diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, falou sobre a importância da parceria entre o governo do Estado e o Sebrae-PR na implantação de fóruns localizados. “Hoje há 18 fóruns regionais e 130 municipais em plena atividade no Paraná. Sem a participação do Estado, isso não seria possível”, comentou.
O assessor da Secretaria do Planejamento, Mário Figueiredo, destacou o papel do Governo do Estado como parceiro das instituições e detalhou as principais ações do governo paranaense em prol das micro e pequenas empresas, como a Lei 163, a regularização da Fopeme e o programa Bom Negócio Paraná. “Temos um trabalho incansável de muito diálogo e parceria com as instituições”, comentou.

CARTA PARANÁ – Durante a reunião, a “Carta do Paraná – Propostas para a melhoria do ambiente dos pequenos negócios no Paraná” foi entregue ao secretário do ministério. O documento será avaliado nacionalmente. Veiga ministrou ainda a palestra “A Importância dos Fóruns Estaduais Permanentes das Micro e Pequenas Empresas, no desenvolvimento econômico e social”.

Secretário especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), José Ricardo Martins da Veiga, durante 17ª Reunião Extraordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), realizada hoje na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (SEPL).Curitiba, 15/09/2017.Foto: Divulgação SEPL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.