Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil Do Paraná tem hoje mais profissionais e melhor estrutura

O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (26), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, da solenidade que comemora os 164 anos da Polícia Civil do Paraná e destacou os investimentos do Governo do Estado na corporação. Curitiba,26/09/2017 Foto:Jaelson Lucas / ANPr

O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (26) da solenidade que comemorou os 164 anos da Polícia Civil do Paraná e destacou os investimentos do Governo do Estado na corporação. Ele lembrou que, desde 2011, foram contratados 1.800 profissionais, entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas. “A Polícia Civil é muito valorizada e foi reestruturada no nosso governo. Os novos profissionais fortaleceram a estrutura da corporação, já que 44% do efetivo atual foi contratado na nossa gestão”, afirmou.
A solenidade lotou o Salão de Atos do Palácio Iguaçu, com a presença de policiais e delegados e seus familiares. O secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, e o diretor-geral da Polícia Civil, Júlio Reis, também participaram. Policiais que se destacaram em suas funções foram homenageados. “A comemoração é muito merecida. A Polícia Civil é uma das instituições mais antigas do Paraná, tem a idade do nosso Estado e uma trajetória de relevantes serviços prestados à sociedade paranaense”, ressaltou Beto Richa.
Todas as regiões do Paraná foram beneficiadas com novas viaturas para a Polícia Civil, que estão dentro do lote de mais de 3 mil veículos adquiridos pelo Governo do Estado para as forças de segurança, nos últimos anos. “Reestruturamos as polícias Civil e Militar e garantimos melhores condições aos profissionais, com a modernização das estruturas, aquisição de novas viaturas e de armamentos pesados para o combate ao crime organizado”, disse o governador.

VALORIZAÇÃO – Para o delegado-geral da PC, os últimos seis anos foram marcados pela valorização dos profissionais da corporação. “Houve uma atualização salarial, a contratação de mais policiais, aquisição de equipamentos, coletes e armas de melhor qualidade. Tivemos uma importante valorização de 2011 para cá”, disse.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, destacou a dedicação dos policiais civis paranaenses. “Hoje os crimes são apurados em delegacias com bancos de dados próprios e equipes treinadas. Para cada desafio e novos fatos que exigem investigação, a Polícia Civil dá resposta rápida, técnica e objetiva. O governo faz a sua parte e investe em mais recursos, mas sem a dedicação de nossos profissionais, nada disso seria possível”, afirmou Mesquita.

164 ANOS – A data comemora a criação oficial da Polícia Civil. A corporação foi evoluindo até ganhar, em 1969, o primeiro Estatuto da Polícia Civil de Carreira do Estado. “A comemoração dos 164 anos é o momento de confraternizarmos, avaliar nosso trabalho e nos colocar à disposição da sociedade”, afirmou Reis.
O governador, o secretário Wagner Mesquita e o delegado Júlio Reis entregaram medalhas de Tempo de Serviço Policial aos profissionais que se destacaram nas suas funções. Eles receberam medalhas de bronze (10 anos), prata (20 anos) e ouro (30) anos. Além do tempo de serviço, a homenagem atende a critérios de bons serviços à Polícia Civil, à ordem pública e à coletividade policial. Também não podem terem sido punidos disciplinar ou criminalmente.

Confira AQUI os profissionais homenageados

BRAVURA - O policial civil Lourival Prehs recebeu a medalha de mérito por ato de bravura. Nos anos 1990, ao participar de uma investida contra assaltantes em Curitiba, Prehs, mesmo baleado, salvou a vida de uma criança que também foi ferida na troca de tiros. “Eu acho que todo o sofrimento serve para nos tornar uma pessoa melhor, e esta homenagem confirma isso”, disse ele. “Naquele tiroteio acabaram alvejando um garoto de sete ou oito anos. Eu estava quase perdendo a consciência, mas consegui arrastá-lo para debaixo de um caminhão”, contou.
O investigador Rohanito Góes foi homenageado com a medalha de bronze. “Isso nos gratifica e mostra que fazemos um trabalho da forma que a população espera, dentro da legalidade. A homenagem do governo vem para coroar esses dez anos, o que me estimula a continuar o trabalho em benefício à comunidade”, afirmou.

AVANÇOS - Os investimentos do Governo do Estado promoveram ampliação e avanços na área da infraestrutura da corporação, conforme apresentou Richa. Em seis anos, o governo estadual instalou a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e criou a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, em Curitiba. Também na capital, o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime (Nucria) e o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) ganharam novas sedes.
No Interior, foram instaladas as novas Delegacias de Homicídio de Maringá, Londrina e Cascavel e as novas Subdivisões Policiais em Arapongas e Cianorte. Também foram criadas as Delegacias da Mulher de Cianorte e de Francisco Beltrão e a Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Paraná (Codem).
O Governo do Estado iniciou, ainda, o projeto das delegacias cidadãs, voltado ao bom atendimento ao cidadão e que conta com espaços reservados para separar vítimas de agressores. A Delegacia Cidadã de Matinhos já foi inaugurada e outras duas estão em obras, a de Pinhais e de Fazenda Rio Grande.
Outras inovações foram a implantação da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br) e do sistema de emissão de atestados de antecedentes criminais online, pelo Instituto de Identificação do Paraná. O Instituto passou a contar com a unidade móvel de atendimento para emissão de carteira de identidade totalmente informatizada, com vantagem no rápido deslocamento para atender a população mesmo nos lugares mais afastados.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; os secretários de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti; o comandante da Polícia Científica do Paraná, Hemerson Bertassoni; o diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato; o subcomandante-geral, coronel Arildo Luis Dias; a chefe do Estado-Maior, coronel Audilene Dias Rocha; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o secretário da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, delegado Guilherme Rangel; o superintendente da Polícia Federal do Paraná, Rosalvo Franco; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o deputado federal Nelson Padovani e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Rubens Recalcati, Jonas Guimarães, Mauro Moraes, Pedro Lupion, Élio Rush, Tiago Amaral, Alexandre Curi, Missionário Arruda, André Bueno e Doutor Batista; além de representantes de entidades de classe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda.