Pular para o conteúdo principal

Reunião na 'surdina' do Exército revela que o general Mourão não está isolado

Resultado de imagem para exército

Na última segunda-feira (11), o comandante-geral do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, realizava a abertura de mais uma reunião formal do Alto Comando da instituição, no Quartel General do Exército, em Brasília, no Distrito Federal. Tratava-se do encontro de número 314 dos militares das Forças Armadas. Um dos principais motivos alavancados para que se concretizasse o encontro, se refere aos grandes problemas que afligem os militares, como por exemplo, a grave crise política do país e a falta de recursos para a manutenção dos militares na caserna. Entretanto, há outros problemas que são constantemente levantados, como a garantia de atividades básicas inerentes à implementação dos trabalhos da Força e o contingenciamento de verbas destinadas pelo Governo federal.

Posicionamento dos generais na 'surdina'
Durante a realização do encontro dos integrantes da cúpula do Exército brasileiro, um posicionamento expressado por generais espalhados pelas principais unidades militares do país, vem à tona. Muitos demonstraram grande inquietação a partir da propagação da corrupção em diversas instituições do país, inclusive, em relação ao Poder Judiciário, como também os poderes Executivo e Legislativo. A pauta debatida acabou ultrapassando os limites, já que se avaliava a corrupção reinante no país. Na surdina, alguns generais colocaram sobre a mesa, o que mais tarde, o general Antônio Hamilton Martins Mourão expressaria, através de seu discurso proferido na Loja Maçônica Grande Oriente, localizada na capital federal. Debatia-se na verdade, a necessidade de intervenção militar no Brasil, diante da grave "crise ética, político-institucional", segundo os rumos tomados na reunião.
Entretanto, a manifestação dos generais ecoava com consonância e demonstrava contundentemente, que o general Mourão não falava sozinho e nem mesmo, havia cometido qualquer tipo de arroubo imprevidente, quando ele havia defendido uma solução considerada radical, conforme toda a repercussão alcançada por suas palavras, na palestra da última semana. O discurso proferido pelo general Mourão apresentava, de qualquer modo, algum tipo de respaldo, a partir desse encontro prévio do Alto Comando do Exército brasileiro. Nesse encontro, estavam presentes 16 generais quatro estrelas, dentre eles, a presença marcante do Comandante-Militar do Leste e chefe do Estado-Maior, general Fernando Azevedo e Silva, um dos grandes cotados para substituir o general Eduardo Villas Bôas, no comando do Exército.
Alguns dos generais presentes na reunião de cúpula, deixaram claro que não estariam ali para tramar um golpe militar, mas sim preocupados com a deterioração do quadro político brasileiro e asseguram que, se for necessário, estariam prontos para uma "intervenção militar com o intuito de colocar ordem na casa". Vale ressaltar que após as manifestações de Mourão, Villas Bôas não falou em puni-lo, mas sim o elogiou, ao considerá-lo um "grande soldado".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.