Pular para o conteúdo principal

Copel plantou 40 mil mudas em ações de arborização urbana

A Copel comemora nesta quinta-feira (21) o Dia da Árvore com um balanço de um de seus principais programas de preservação de florestas. Nos últimos dez anos, o Programa Florestas Urbanas já plantou 40 mil mudas de árvores em arborização de municípios atendidos pela Companhia no Paraná.Curitiba, 20/09/2017.Foto: Divulgação Copel

A Copel comemora nesta quinta-feira (21) o Dia da Árvore com um balanço de um de seus principais programas de preservação de florestas. Nos últimos dez anos, o Programa Florestas Urbanas já plantou 40 mil mudas de árvores em arborização de municípios atendidos pela Companhia no Paraná.
O programa inclui ações feitas pela Copel em conjunto com prefeituras para melhorar a arborização urbana desses municípios. O objetivo principal é manter a boa convivência das redes de distribuição de energia com as árvores urbanas, o que gera menos necessidade de intervenções com podas drásticas.
“A escolha adequada de árvores próprias para o plantio urbano também ajuda a reduzir desligamentos da rede de energia”, destaca o presidente da Copel, Antonio Guetter.
O Florestas Urbanas também procura indicar quais são as árvores mais adequadas para plantio nas cidades, levando em consideração o padrão de mudas de tamanho maior que 2,10 metros, adequadas para calçadas.

HORTOS – As mudas plantadas são produzidas nos hortos da Copel e são escolhidas espécies com características adequadas para o ambiente urbano, principalmente de espécies nativas e de pequeno porte.
Os hortos estão localizados nas usinas hidrelétricas Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), Gov. Ney Braga (Segredo), Gov. José Richa (Salto Caxias) e Gov. Jayme Canet Júnior (Mauá). São produzidas todos os anos cerca de 300 mil mudas, entre espécies nativas – como as de peroba, pinheiro do Paraná (araucária), sassafrás, buriti e mais outras 150 espécies – e exóticas.

No site da Copel é possível consultar um Guia de Arborização de Vias Públicas: http://www.copel.com/hpcopel/guia_arb/

Para a gestão de podas feitas em árvores urbanas, a Copel está estudando um projeto de georreferenciamento de vegetação. Já foram levantadas 474 mil árvores sob as redes de energia.

BIOMAS PROTEGIDOS - Além do Programa Florestas Urbanas, a Copel preserva todas as tipologias de vegetação do Estado do Paraná. A maior parte das ações de preservação destas áreas acontece por meio do Programa Florestas Ciliares, que realiza o reflorestamento e o cercamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) no entorno de usinas hidrelétricas.
É uma forma de recuperar áreas degradadas ou evitar ao máximo a degradação, além de contribuir para a melhoria da qualidade da água dos reservatórios, inibir erosão do solo, conservar a biodiversidade e propiciar conexão entre os remanescentes florestais.
“Temos profissionais da área fundiária que fazem inspeções periódicas nas áreas ao redor dos reservatórios das usinas para identificar e coibir desmatamentos, roçadas e construções irregulares em áreas de preservação mantidas pela Companhia”, detalha Guetter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.