Pular para o conteúdo principal

Avião cai na Ucrânia com 295 pessoas a bordo

KIEV — Um avião da Malaysia Airlines que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur caiu no Leste da Ucrânia perto da fronteira russa nesta quinta-feira. O Ministério do Interior ucraniano afirmou que o voo MH17 foi, provavelmente, abatido por um míssil Buk terra-ar e declarou que não há sobreviventes. O Boeing 777 saiu de Amsterdã às 12h14 (horário local) com 295 pessoas a bordo, 280 passageiros e 15 tripulantes. Pelo menos cem corpos foram vistos num raio de cerca de 15 quilômetros do local do acidente, segundo o governo ucraniano. O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, determinou a criação de uma comissão para investigar o acidente e disse que a derrubada foi um “ato terrorista”, de acordo com a agência russa Interfax.
— Este é o terceiro incidente trágico nos últimos dias depois de aeronaves militares ucranianas An-26 e SU-25 terem sido derrubadas a partir do território russo. Nós não descartamos que este avião também tenha sido abatido e ressaltamos que o Exército não tomou nenhuma ação para destruiralvos no ar — afirmou Poroshenko.
— Flightradar24 (@flightradar24) Radar aviãoses/489795658879348737″>17 julho 2014
Tanto o governo russo quanto os separatistas ucranianos negaram envolvimento na queda do avião. A Rússia e a Ucrânia possuem mísseis Buk, e funcionários do Ministério da Defesa e da Segurança Nacional ucraniano informaram que os rebeldes também têm o armamento.
Em uma ligação telefônica, o presidente russo, Vladimir Putin, conversou sobre a tragédia com presidente dos EUA, Barack Obama, informou o Kremlin. Os dois líderes haviam marcado uma chamada para discutirem a crise ucraniana quando receberam informações dos controladores de tráfego aéreo sobre o acidente.
Putin enviou “profundas condolências” ao primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, que disse estar “chocado com a notícia”. O premier britânico, David Cameron, também expressou tristeza pelo acidente.
As informações sobre o número de passageiros e possíveis vítimas são confusas. Segundo a Reuters, citando a agência Interfax, haveria mais de 300 mortos, incluindo 23 cidadãos americanos, o que ainda não foi confirmado pelos Estados Unidos.
A agência holandesa ANP afirmou que estavam na aeronave 19 clientes das empresas D Travel Stores, Thomas Cook e VakantieXperts.
De acordo com a agência Itar-Tass, o Ministério de Emergências da Rússia disse que não havia russos a bordo. Serviços de emergência russo pediram permissão a Kiev para ajudar nos trabalhos de resgate.
Por enquanto, a Malysia Airlines apenas confirmou que a aeronave desapareceu dos radares. Uma fonte não identificada das forças de segurança ucranianas, citada pela Interfax, disse que o avião desapareceu do radar a uma altura de 100 mil metros e que equipes de resgates estavam se encaminhando ao local.
Segundo o militar Dmitry Tymchuk, o avião da Malaysia Airlines caiu perto da cidade Shajtarsk, na região de Donetsk, a 60 quilômetros da fronteira russa. A área é controlada por separatistas pró-Rússia, que estão lutando contra o exército ucraniano.
Testemunhas da cidade de Torez, na região de Donetsk, contaram à agência RIA Novosti que os destroços de avião e os corpos foram localizados nas proximidades. Um repórter da Reuters que está no local do acidente relatou que dezenas de corpos estavam espalhados em torno dos restos da aeronave, e um socorrista afirmou ter visto pelo menos cem corpos. Um vídeo publicado na internet nesta quinta-feira mostra fumaças que seriam da aeronave após a queda.
Companhias aéreas da Malásia confirmaram o acidente e afirmaram que vão lançar um comunicado em breve. O acidente vem apenas meses depois do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecer em 8 de março.
Mais cedo, Kiev acusou um jato russo de derrubar um caça ucraniano SU-25 sobre o Leste do país, no terceiro caso relatado esta semana de avião abatido por um míssil. O governo ucraniano havia dito anteriormente que um cargueiro militar An-16 foi derrubado na segunda-feira provavelmente por um míssil disparado do território russo. Duas das oito pessoas a bordo da aeronave morreram.
Na quarta-feira, um outro SU-25 foi atingido por disparos de rebeldes, mas o piloto conseguiu fazer o avião aterrissar, com poucos danos. Nesse caso o governo ucraniano não acusou a Rússia de envolvimento direto.

18jet3-articleLarge

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro