Pular para o conteúdo principal

Como era o mundo na última final de Copa entre Argentina x Alemanha?

Mais de 20 anos se passaram, e Alemanha e Argentina voltam a se enfrentar em uma decisão de Copa do Mundo. Na ocasião, os alemães saíram vencedores na final do Mundial de 1990, 1 a 0, em uma revanche contra o astro Diego Maradona, que havia conquistado a taça de 1986 em duelo frente à Alemanha. Desde então, o mundo passou por diversas transformações.
A tecnologia em 1990 era bem mais enxuta. Fernando Collor de Mello comandava o Brasil e o sucesso na TV era a novela Rainha da Sucata, embalada pela lambada.
A transexual Roberta Close, já fenômeno de popularidade, apareceu nua na Playboy.

Confira alguns fatos ocorridos em 1990, ano da final entre Alemanha x Argentina, pela Copa do Mundo:

TV e Moda - Calças coloridas, cabelos com franjas e mullets. O início da década de 1990 ainda tinha ombreiras nas roupas femininas e jaquetas de couro no auge. Na TV tudo isto podia ver visto, realimentando a tendência, na novela Rainha da Sucata. Com Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte, sendo a protagonista. A TV Pirata também fazia os brasileiros pararem na frente da tela, com esquetes de humor e precedendo o Casseta e Planeta.

Música - Com o sucesso da novela Rainha da Sucata, o rádio tocava sem parar o ritmo da lambada. A atração da TV chegou a ter um disco complementar lançado, só com faixas do gênero musical ? uma mistura de carimbó, do Pará, com cumbia e merengue. Um dos grandes sucesso desta era musical foi a música 'Chorando Se Foi', da banda Kaoma.

Política - No Brasil, o presidente era Fernando Collor de Mello. Na Argentina, o posto era de Carlos Menem. Mas era na Europa que o mapa realmente se mexia. Kosovo viveu dias tensos na arrancada de 1990, com uma declaração de emergência e desdobramentos que levariam a região a se tornar independente um ano depois. A União Soviética, por sua vez, via os últimos pilares ruírem.




Tecnologia - Sucesso mundial e agora peça de coleção, o videogame Super Nintendo, o SNES, foi lançado no Japão primeiro. Depois chegou até a Europa e por fim, dois anos mais tarde, desembarcou no Brasil. Virando febre por ter gráficos mais detalhados à época e uma plataforma revolucionária. Liderou o mercado até uma nova geração de consoles chegar. O jogo "California Games II" (foto) era um dos mais famosos em 90.


Luxa ganha Paulistão com o Bragantino - Dirigido por Vanderlei Luxemburgo, o Bragantino surpreendeu e conquistou o título do Paulistão de 1990. A vitória veio após dois empates na final caipira, contra o Novorizontino, e ocorreu um mês depois da decisão da Copa do Mundo na Itália.


Messi bebê - Grande esperança do time atual, dono da braçadeira de capitão e centro das atenções, Messi não tem como lembrar daquele jogo Argentina e Alemanha, em 1990. O camisa 10 tinha apenas três anos de vida e ainda ensaiava passos firmes, piques e nem imaginava tudo aquilo que faria com uma bola nos pés.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...

Polícia do Paraná apreende quase 1.800 armas no primeiro trimestre

Segurança - As polícias Civil e Militar do Paraná tiraram de circulação 1.760 armas de fogo, somente no primeiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2014, quando houve a apreensão de 1.619 armas e todo o Estado. Os números de 2015 incluem os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final de março durante ação policial no Litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munições, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, em posse dos criminosos, no município de Matinhos.  O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul – 25 armas em 2015 e 13 em 2014. Outras regiões que registraram aumentos expressivos s...