Pular para o conteúdo principal

Como era o mundo na última final de Copa entre Argentina x Alemanha?

Mais de 20 anos se passaram, e Alemanha e Argentina voltam a se enfrentar em uma decisão de Copa do Mundo. Na ocasião, os alemães saíram vencedores na final do Mundial de 1990, 1 a 0, em uma revanche contra o astro Diego Maradona, que havia conquistado a taça de 1986 em duelo frente à Alemanha. Desde então, o mundo passou por diversas transformações.
A tecnologia em 1990 era bem mais enxuta. Fernando Collor de Mello comandava o Brasil e o sucesso na TV era a novela Rainha da Sucata, embalada pela lambada.
A transexual Roberta Close, já fenômeno de popularidade, apareceu nua na Playboy.

Confira alguns fatos ocorridos em 1990, ano da final entre Alemanha x Argentina, pela Copa do Mundo:

TV e Moda - Calças coloridas, cabelos com franjas e mullets. O início da década de 1990 ainda tinha ombreiras nas roupas femininas e jaquetas de couro no auge. Na TV tudo isto podia ver visto, realimentando a tendência, na novela Rainha da Sucata. Com Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte, sendo a protagonista. A TV Pirata também fazia os brasileiros pararem na frente da tela, com esquetes de humor e precedendo o Casseta e Planeta.

Música - Com o sucesso da novela Rainha da Sucata, o rádio tocava sem parar o ritmo da lambada. A atração da TV chegou a ter um disco complementar lançado, só com faixas do gênero musical ? uma mistura de carimbó, do Pará, com cumbia e merengue. Um dos grandes sucesso desta era musical foi a música 'Chorando Se Foi', da banda Kaoma.

Política - No Brasil, o presidente era Fernando Collor de Mello. Na Argentina, o posto era de Carlos Menem. Mas era na Europa que o mapa realmente se mexia. Kosovo viveu dias tensos na arrancada de 1990, com uma declaração de emergência e desdobramentos que levariam a região a se tornar independente um ano depois. A União Soviética, por sua vez, via os últimos pilares ruírem.




Tecnologia - Sucesso mundial e agora peça de coleção, o videogame Super Nintendo, o SNES, foi lançado no Japão primeiro. Depois chegou até a Europa e por fim, dois anos mais tarde, desembarcou no Brasil. Virando febre por ter gráficos mais detalhados à época e uma plataforma revolucionária. Liderou o mercado até uma nova geração de consoles chegar. O jogo "California Games II" (foto) era um dos mais famosos em 90.


Luxa ganha Paulistão com o Bragantino - Dirigido por Vanderlei Luxemburgo, o Bragantino surpreendeu e conquistou o título do Paulistão de 1990. A vitória veio após dois empates na final caipira, contra o Novorizontino, e ocorreu um mês depois da decisão da Copa do Mundo na Itália.


Messi bebê - Grande esperança do time atual, dono da braçadeira de capitão e centro das atenções, Messi não tem como lembrar daquele jogo Argentina e Alemanha, em 1990. O camisa 10 tinha apenas três anos de vida e ainda ensaiava passos firmes, piques e nem imaginava tudo aquilo que faria com uma bola nos pés.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Hoje o correr do tempo fez sentido

Pra um querer que parecia proibido Só que Deus já tinha escrito há muito tempo Que seríamos a folha e o vento E o que foi virou prefácio do que somos E é real o que pra nós era um sonho

Carretas batem de frente Categoria(s): Acidente

Paraná -  Na tarde desta segunda-feira(10), duas carretas chocaram-se frontalmente na PR-182, Km 23, entre Nova Londrina e Itaúna do Sul por volta das 15h43m. O motorista da carreta vermelha, placas AZR 3877 de Maringá-Pr, ficou preso nas ferragens, mais especificamente entre o banco do motorista e o volante, uma vez que a lateral e o teto da carreta foram arrancados com o impacto como mostra a foto ao lado. O motorista da outra carreta não sofreu ferimentos. Segundo informações colhidas no Hospital Municipal de Nova Londrina, para onde foi encaminhado pelo resgate, o motorista estava consciente mas com várias escoriações pelo corpo e principalmente na cabeça onde inspira maiores cuidados. Possivelmente ele seja transferido para sua cidade que segundo ele mesmo informou seria Cidade Gaúcha . ( Fonte – Rádio Pontal de Nova Londrina)